Rigidez à Torção – Materia do FlatOut

Forum Fóruns Car Guys Carroceria: funilaria, pintura e estrutura Rigidez à Torção – Materia do FlatOut

Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  mmalafaia 1 ano atrás.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor

mmalafaia
    Participante

Galeta do Flatout, tenho uma dúvida.

Não encontro em lugar algum do site uma matéria antiga que fala sobre rigidez à torção e comoe melhorar a do seu carro.

Lembro muito bem da explicação de colocar pontos de solda na carroceria, e essa informação não está no post que encontrei:

Rigidez à torção: o que raios é isso?

Alguém lembra dessa matéria, pode me ajudar a encontrar?

Estou iniciando o planejamento de um Projeto Car.

Obrigado.

Anônimo

Lembro da matéria que você postou o link, mas não lembro de outra matéria detalhando como melhorar a rigidez torcional. No entanto, não tem mistério no assunto. Você pode reforçar as soldas das chapas que formam o monobloco (imagino que seu carro seja como a maioria dos carros com a estrutura feita de chapas estampadas – e não um chassis tubular), que geralmente são soldas ponto, substituindo-as por um cordão de solda. Se o intuito for partir para uma coisa mais pesada, tipo um carro de track day com aumento expressivo na potência e na capacidade do carro fazer curvas, aí eu investiria em uma célula de sobrevivência tubular, que quando é bem projetada aumenta significativamente a rigidez do chassis.

mmalafaia
    Participante

Você pode reforçar as soldas das chapas que formam o monobloco (imagino que seu carro seja como a maioria dos carros com a estrutura feita de chapas estampadas – e não um chassis tubular), que geralmente são soldas ponto, substituindo-as por um cordão de solda.

Exatamente o que quero.

Não quero uma célula de sobrevivência tubular, por que dá treta com policia.

O Objetivo é um antigo pequeno e leve com rigidez de carro novo.

No caso, será uma marajo.

Obrigado pela ajudar lucas.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.

Pular para a barra de ferramentas