Rigidez à Torção – Materia do FlatOut

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Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  mmalafaia 1 ano atrás.

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  • #6967

    mmalafaia
    Participante

    Galeta do Flatout, tenho uma dúvida.

    Não encontro em lugar algum do site uma matéria antiga que fala sobre rigidez à torção e comoe melhorar a do seu carro.

    Lembro muito bem da explicação de colocar pontos de solda na carroceria, e essa informação não está no post que encontrei:

    Rigidez à torção: o que raios é isso?

     

    Alguém lembra dessa matéria, pode me ajudar a encontrar?

     

    Estou iniciando o planejamento de um Projeto Car.

    Obrigado.

    #6977

    Anônimo

    Lembro da matéria que você postou o link, mas não lembro de outra matéria detalhando como melhorar a rigidez torcional. No entanto, não tem mistério no assunto. Você pode reforçar as soldas das chapas que formam o monobloco (imagino que seu carro seja como a maioria dos carros com a estrutura feita de chapas estampadas – e não um chassis tubular), que geralmente são soldas ponto, substituindo-as por um cordão de solda. Se o intuito for partir para uma coisa mais pesada, tipo um carro de track day com aumento expressivo na potência e na capacidade do carro fazer curvas, aí eu investiria em uma célula de sobrevivência tubular, que quando é bem projetada aumenta significativamente a rigidez do chassis.

    #6978

    mmalafaia
    Participante

    Você pode reforçar as soldas das chapas que formam o monobloco (imagino que seu carro seja como a maioria dos carros com a estrutura feita de chapas estampadas – e não um chassis tubular), que geralmente são soldas ponto, substituindo-as por um cordão de solda.

    Exatamente o que quero.

    Não quero uma célula de sobrevivência tubular, por que dá treta com policia.

    O Objetivo é um antigo pequeno e leve com rigidez de carro novo.

    No caso, será uma marajo.

     

    Obrigado pela ajudar lucas.

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